Bem-vindo(a) ao nosso BLOG, onde você conhecerá um pouco do ARTISTA e da sua OBRA, navegando nos DEPOIMENTOS sobre a minha trajetória durante esses 40 anos de ATIVIDADE ARTÍSTICA E EXPOSIÇÕES e também em REPORTAGENS na mídia. Acompanhará o que estou fazendo agora: PARAHYBAVISTA e JOÃO & MARIA, poderá acessar meu ATELIER e nossa GALERIA VIRTUAL, me acompanhará no TWITTER, e visitará a MINHA CIDADE...

Respire fundo e vá mergulhando (clique em F11 e veja em tela cheia, é melhor)... Siga o blog e dê uma espiadinha nas novidades que publico. Sem pressa...

Ouça a pianista Juliana Steinbach enquanto navega ♫ ♫ ♪ ♫ ...

BOA VIAGEM!

Postagem em destaque

A ARTE PRIMEVA DA HUMANIDADE: XAMÃ - PINTURA E FÉ NA CAVERNA!

  O que faço, porque faço, como faço e onde faço. O xamanismo dos caçadores pré-históricos baseava-se na crença de que vis...

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

DEPUTADO JOSÉ MARIZ

Bruno Steinbach. "Deputado José Mariz". Óleo/tela, 100 x 80 cm, 2002.
Primo do  pai do artista e uma personalidade extraordinária!
Em 2002 teve aposição do seu retrato, em sessão solene, no Plenário que leva o seu nome.
Acervo: Assembleia Legislativa , João Pessoa, Paraíba, Brasil.

                         A Paraíba não pode contar sua história sem o registro da presença e da atuação de José Marques da Silva Mariz na cena política e administrativa descortinada a partir de 1930.
                       Aqui os acontecimentos que afetaram a vida nacional, num dos mais conturbados períodos republicanos, tiveram a sua participação vigorosa e decisiva. Deputado Estadual em 1928, José Mariz logo romperia com o seu partido -o Republicano Conservador- para protestar contra a tentativa de intervenção no Estado, em telefonema ao Presidente Washington Luiz. Já na Aliança Liberal, fez-se revolucionário de corpo, alma e gestos, ao integrar o grupo que invadiu, em João Pessoa, o 22º Batalhão de Combate, de que resultou na rendição dos militares daquele batalhão e da vitória da revolução em João Pessoa. Com os ânimos pacificados, filiou-se ao Partido Progressista e ocupou cargos públicos diversos, destacando-se como Secretário de Interior e Justiça e, posteriormente, de Educação, no governo de Argemiro de Figueiredo.
                 Como Interventor Federal Interino,  inaugurou o Porto de Cabedelo, participou da Assembleia Constituinte e empossou o primeiro Governador constitucional do Estado. Promoveu em 1935 importantes fatos políticos e econômicos, apesar do curto espaço de tempo à frente dos destinos dos paraibanos.
                   Em julho de 1953 a morte o afastou do convívio com a sua terra e a sua gente, quando, eleito em 1950, pela UDN, detinha mais um mandato de Deputado Estadual de oposição ao Governo de José Américo de Almeida.

"Um homem que viveu a história,
Uma vida que orgulha os seus,
     Um marco que serve de exemplo"

José Marques da Silva Mariz nasceu em Sousa (PB), a 04 de outubro de 1902. Neto do vigário José Antônio Marques da Silva Guimarães (o vigário casado de Sousa) e de Maria da Conceição Gomes Mariz. Era casado com Noemi Holanda Mariz, de cuja união nasceram Antônio Marques da Silva Mariz (mesmo nome do avô, filho do vigário, falececido no exercício do Governo do Estado da Paraíba, em 1995) e José Marques Mariz (Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba). 
Faleceu em 02 de julho de 1953, em João Pessoa, Paraíba, Brasil.

         


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENTRE EM CONTATO CONOSCO AQUI,
DÊ A SUA OPINIÃO...

CATÁLOGO

CATÁLOGO DAS OBRAS

OS RETRATOS

OS RETRATOS

EXPOSIÇÕES E MÍDIA

ARTISTAS BRASILEIROS 2006

JOÃO E MARIA

NO ATELIER DO ARTISTA (AGOSTO DE 2007)

NA CAVERNA (MAIO DE 2009)

NA CAVERNA (MAIO DE 2009)
Paraíba, Brasil, maio de 2009.

Ateliê de Pintura Bruno Steinbach

Seguidores

Google+ Followers

SIGA-ME POR Email

AGRADEÇO A SUA VISITA... VOLTE SEMPRE!